Curta nossa página no facebook
    

COMÉRCIO JUSTO


O que é o Fair Trade (Comércio Justo)?

 

O Comércio Justo é um movimento social e econômico, cujas experiências pioneiras datam do final de 1940 como respostas alternativas ao fracasso do modelo de comércio convencional de promover padrões produtivos-comerciais; estilos de vida de desenvolvimento responsável e sustentável e oportunidades para os pequenos produtores, agricultores e artesãos em desvantagem econômica e social em comparação aos atores dominantes no mercado. O comércio justo é um modelo de negócio alternativo que coloca o ser humano no centro, dignificando o seu trabalho, e a natureza, incentivando a gestão responsável e sustentável dos recursos naturais. 

 

      

 

Quais são os objetivos principais do movimento pelo Comércio Justo?

 

Garantir aos pequenos produtores, agricultores e artesãos organizados acesso direto ao mercado em condições equitativas, criando um canal de comercialização solidário e de qualidade, o mais direto possível entre produtores e consumidores, que reconheça a dignidade do trabalho dos produtores e de suas organizações, e que estes estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Além disso, garantir aos trabalhadores agrícolas e artesanais condições dignas de trabalho, promovendo seu associativismo e empoderamento.

Os elementos mais importantes do movimento são: trabalhar com aqueles que sempre foram privados do acesso direto ao mercado (pequenos produtores, agricultores e artesãos), promovendo entre eles o associativismo para que se tornem atores protagonistas do desenvolvimento local, e tenham voz e força para construir relações comerciais justas e solidárias, transparentes, de longo prazo, que dignifiquem o trabalho dos seres humanos, que respeitem as diversidades culturais, étnicas e de gênero; e que promovam a sustentabilidade ambiental e intergeracional. Além disso, promover o respeito pelos direitos humanos e trabalhistas, e fomentar um reconhecimento justo do trabalho dos trabalhadores agrícolas e artesanais.

 

Qual é outro objetivo fundamental do movimento pelo Comércio Justo?

 

Fomentar uma cultura de consumo responsável para que os cidadãos/consumidores entendam a importância de comprar diretamente de pequenos produtores e artesãos organizados democraticamente, escolhendo, assim, o modelo de desenvolvimento que eles querem para suas comunidades também através de suas compras. O que consumir é escolher que tipo de desenvolvimento nós queremos.

 

Diferentes abordagens de Comércio Justo

O comércio justo é um movimento muito diversificado dentro de uma gama mais ampla da Economia Solidária. Aqueles que promovem este tipo de relações comerciais o fazem com abordagens diferentes: Sul - Norte, Sul - Sul, Norte - Norte, no Sul (em nível local e nacional); no  Norte (local e nacional); de campo-cidade; certificações por terceiros; com sistemas de garantias participativos; sem certificação, etc.

Telefones de contato

(16) 99622-0708

Endereço

Rua Odete dos Anjos Ferreira, 43, bairro São Benedito, Poço Fundo - Minas Gerais / Brasil

    
© 2016 BRFAIR. Todos os Direitos Reservados